Geral

Domingo será de eleição para escolher os 40 novos conselheiros tutelares da Capital

No próximo domingo (1°) é dia de ir às urnas para escolher o novo quadro de conselheiros tutelares de cada município.
- Imagem Divulgação

No próximo domingo (1°) é dia de ir às urnas para escolher o novo quadro de conselheiros tutelares de cada município. Neste ano serão escolhidos 40 conselheiros em Campo Grande, 15 a mais do que nos anos anteriores, devido a ampliação do atendimento aliado com o número de habitantes.

A eleição é regulamentada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Grande) e, neste ano, 114 candidatos estão na disputa que acontece há cada quatro anos.

A campanha dos conselheiros é regulamentada por um edital do CMDCA, que impõe regras e restrições. Mas, atendendo as regras, os conselheiros que precisam correr para fazer seu nome e conseguir mais votos.

Como e onde votar

Em Campo Grande são 56 locais de votação distribuídos conforme a zona eleitoral e o eleitor prevista ficar atento ao local. Para saber onde vai votar o eleitor tem duas opções, uma verificar o edital com os locais e a outra é ir até o local onde vota regularmente e consultar o local.

Confira aqui a lista com locais de votação para o Conselho Tutelar.

 
 

Para votar é necessário estar com o título de eleitor e um documento oficial com foto. A votação acontece das 8h às 17h.

Além dos 40 conselheiros titulares serão escolhidos outros 80 para suplentes. . Os novos servidores selecionados irão atuar em proteção de crianças e adolescentes pelo quadriênio de 2024 a 2027.

Faça parte da escolha

Escolher a composição do Conselho Tutelar é direito de todos. "É papel da população escolher o conselheiro tutelar. A população precisa se inteirar e participar ativamente da sociedade", afirma o vice-presidente do CMDCA, Marcio Benites.

 
 

Na última eleição o números de pessoas que compareceram as urnas para escolher os novos conselheiros tutelares foi de apenas 3,5% dos eleitores. Para este ano, Marcio espera maior adesão, devido a ampla divulgação do assunto.

-MDX