Economia I

Confira como conseguir 99% de desconto com dividas do Fies

Dívida pode ser renegociada a partir desta terça-feira.
- Imagem DIvulgação

Mato Grosso do Sul tem mais de 26 mil contratos inadimplentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A medida permite que os endividados renegociem os valores a partir desta terça-feira (7). Confira como conseguir 99% de desconto no valor consolidado da dívida.

O "Desenrola da Educação" disponibilizará 99% de desconto no total da dívida e 100% de desconto nas taxas e juros das parcelas em atraso. Em coletiva de imprensa, o ministro da educação Camilo Santana explicou que os clientes podem seguir nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, bancos que regulam os contratos.

"Na quarta-feira passada (31) presidente anunciou, sancionou a lei que garante o refinanciamento das dívidas. São mais de 1.240.000 pessoas no Brasil que terão direito. O Desenrola da Educação significa R$ 54 bilhões de dívidas dos brasileiros com seu nome comprometido, com nome sujo, como se diz no Serasa, podendo negociar ou renegociar as dívidas em condições favoráveis, com 100% de desconto em juros e multa e 99% do principal, ou seja, pode pagar 1% da dívida, dependendo da condição que ela esteja", explica.

Onde negociar

A renegociação deve ser feita na agência onde os estudantes firmou o contrato. Os agentes financeiros deverão encaminhar ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) relatório mensal com as informações e as alterações contratuais referentes à renegociação dos contratos.

O valor da parcela mensal resultante do parcelamento não poderá ser inferior a R$ 200,00, mesmo que implique a redução do prazo máximo das parcelas. Na hipótese de inadimplemento de qualquer obrigação decorrente da renegociação, o financiado e seus fiadores terão seus nomes e CPF(s) incluídos em cadastros restritivos de crédito.

Quem não deve tem desconto?

Para os estudantes com zero dia de atraso com o Fies desconto de doze por cento do valor consolidado da dívida, inclusive principal, para pagamento à vista.

- MDX