Campo Grande

Na Capital chuva forte deixa rastro de destruição em bairros

Bairros sem drenagem são os mais danificados com a forte chuva desta segunda-feira (4).
- Imagem Divulgação

A estação do  (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que Campo Grande registrou 40 milímetros de chuva em quatro horas nesta segunda-feira (4), quase o dobro do último fim de semana. P alto volume foi suficiente para causar danos em vários bairros, com alagamento de ruas e enxurrada invadindo residências.

No Rua Almerinda Azevedo, no Jardim das Perdizes, Rodrigo Brandão descreve a enxurrada que se assemelha a "um rio". A força que sai da tubulação arrastra pedregulhos para a parte mais baixa da via. "Moro há 20 anos [aqui], sempre foi assim na região. O buraco está assim há um ano", disse.

A auxiliar de cozinha Leticia Maciel da Silva, de 32 anos, relata preocupação com a água que inunda o quintal da casa, no Jardim Bálsamo. "Se continuar chovendo vai entrar na minha casa".

 
 

Outra moradora do Indubrasil, que preferiu anonimato, entrou em desespero mais uma vez ao ter a casa invadida pela água, na Rua Curvina, no Indubrasil. Ela diz que já perdeu vários móveis, inclusive um carro estacionado na garagem de casa. Nas imagens enviadas para o Canal do Leitor, ela relata que um desvio feito por uma recente  de um estabelecimento causou transtornos.

"Faz um ano que reclamo do alagamento na minha rua. Fizeram um desvio, iam fazer um hotel por aqui. A madeireira que tem aqui, o dono coloca madeira em cima do reservatório da chuva, caiu a boca-de-lobo. Toda vez que chove, só minha casa fica prejudicada, perdi móveis, meu carro. A água volta, não tem para onde ir. Desde o ano passado estou ligando para a prefeitura. Eu não durmo à noite, esperando a chuva passar. Eu preciso de ajuda, alaga a casa e eu tenho que tirar minha filha do quarto".

Na Rua Brigadeiro Luís Carlos, na Vila Bordon, moradores que precisam sair de casa tiveram que usar sacolas de plástico nos pés e desviar de pontos mais críticos. "Moro aqui há cinco anos e nunca fazem nada pela gente. A água está entrando nas casas. A enxurrada ainda não entrou na minha casa, mas está prestes. Está uma verdadeira lagoa", disse Willian Souza.

 
 

Na Rua Escaramuça, no Jardim Los Angeles, condutores deram a volta para evitar a enxurrada. Outros motoristas arriscavam passar pelo volume de chuva. Também no Los Angeles, moradores da Rua José Peixoto esquina com Antônio Prado enfrentaram lama e água nos portos e dentro de casa. "Não arrumam as bocas-de-lobo e nem coloca canalização ou suporte de água da chuva. Minha casa foi destruída com a enxurrada que vem do lado da vizinha".

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber sobre o efetivo de reparos na cidade após os estragos. O espaço segue aberto para um posicionamento.

 

- MDX