Mato Grosso do Sul

Em MS 37 municípios vão sair do "vermelho" após mudanças, aponta Assomasul

PEC equilibrou contas, mas não livra municípios de novo aperto em 2024, avalia.
- Imagem Divulgação

Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), prefeito de Nioaque e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), explica que 37 municípios do Estado saíram do vermelho. O tucano participou da solenidade de retomada dos trabalhos da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), na manhã da segunda-feira (5).

No mês de agosto do ano passado, prefeitos se reuniram em mobilização nacional pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 25/2022 por um adicional de 1,5% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e liberação de emendas para mais de 2,6 mil cidades pelo governo federal.

Na época, o presidente da Associação, explicou que 37 municípios de Mato Grosso do Sul estavam no no vermelho. Já nesta segunda-feira, Valdir explica que a situação não é mais a mesma.

“Teve aquela PEC que foi aprovada e equilibrou, mas não quer dizer que esse ano também vão passar por dificuldade. Nós tivemos um aumento na receita o ano passado do  de apenas 3%. A expectativa para este ano é acompanhar a economia, para não se aventurar. O governo federal também se mobilizou. Conseguimos aprovar a PEC que recompôs a perda da FPM. Também conseguimos a liberação das emendas parlamentares federais que estavam travadas até no mês de agosto”, disse.

- MDX