Campo Grande

Presidente do CMDCA de Itaporã, diz que imposto de renda pode auxiliar crianças carentes do Municipio

Pouca gente sabe, mas é possível direcionar parte da contribuição ao imposto de renda para o fundo de direitos da criança e do adolescente


Presidente do CMDCA Danino Rosset

O presidente do CMDCA e FMDCA,Danino Rosset, juntamente com a vice-presidente Éri Simoni, estiveram reunidos com os vereadores de Itaporã, nesta ultima terça-feira (26),  Durante uso da tribuna Danino Rosset, explicou que foram visitados todos os contadores , afim de que eles propor aosseus clientes a destinar parte do IR, ao fundo. Pouca gente sabe, mas é possível direcionar parte da contribuição ao imposto de renda para o fundo de direitos da criança e do adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaporã, pode ser beneficiado por meio de doações via Imposto de Renda. O contribuinte pode destinar uma parte do Imposto de Renda para doação. É importante ressaltar que essas doações não abatem a base de cálculo do Imposto devido pelo contribuinte apenas destina essa instituição parte do que seria pago.

Essas doações estão limitadas a 6% para pessoa física e 3% pessoa jurídica dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal. Os Fundos municipais e estaduais recebem o dinheiro e o contribuinte pode escolher qual instituição quer ajudar desde que esteja cadastrada no CMDCA. Além das pessoas físicas, as leis federais de incentivo permitem que empresas destinem até 1% do tributo devido.

Em Itaporã a destinação pode ser feita para o  (FMDCA) Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente . Parte desta doação será encaminhada para as entidades cadastradas APAE de Itaporã, Casa de acolhimento Trombeta e Comunidade Porciúncula, essas três entidades estão aptas a receberem as doações. Os valores destinados ao fundo serão revertidos em ações pelo conselho, visando sempre o bem-estar do seu público, neste caso a população vulnerável atendida crianças e adolescentes de Itaporã.

Ao fazer a declaração, o contribuinte ou empresa deve comunicar ao seu contador a intenção de doar parte do seu Imposto de Renda devido.

Danino Rosset, explica que foi feito uma visita aos escritórios de contabilidade do município. “Nós buscamos todos os escritórios de contabilidade do município e eles são parceiros junto conosco, essa campanha só acontece quando todo mundo se envolvem Executivo, Legislativo, Judiciário, “esse dinheiro é do Fundo da Criança e do Adolescente e do município, a ideia e que todos os poderes que possuem o exercício desta Lei possa entender e fazer sua parte, comentou Danino.

Para concluir Danino Rosset, relatou que em 2017, foram arrecadado mais de  R$ 218 mil reais e ano de 2018 foi arrecadado  cerca de R$ 19 mil  que serão aplicados no decorrer de 2019. Hoje o fundo  possui uma  receita de 58 mil oriundas da economia e aplicação do dinheiro que será revertida para ações  com a criança  e adolescentes do município.

 

Redação/Aparecido Francisco

 

Â