A temporada de reprodução dos escorpiões ocorre durante o mês de agosto, e, com isso, aumentam os casos de aparecimento e acidentes com esses animais. As picadas se tornam mais comuns nesse período, exigindo maior atenção por parte da população.
A bióloga Christiane Valente, que compartilhou cinco dicas importantes para manter os escorpiões longe de casa. Veja abaixo:
- Mantenha a casa limpa
- Combata a proliferação de insetos
- Sacuda e examine roupas e calçados
- Use soleiras e telas protetoras
- Crie animais que se alimentam de escorpiões
Mantenha a casa limpa
De acordo com a bióloga, escorpiões preferem locais escuros, úmidos e com disponibilidade de alimento. Por isso, é fundamental manter os lixos sempre bem fechados e conservar a limpeza da casa, do quintal e do jardim, evitando o acúmulo de entulho e materiais que possam servir de abrigo para esses animais.
Combata a proliferação de insetos
Os escorpiões se alimentam de insetos como moscas e baratas. Portanto, não deixar restos de alimentos expostos é essencial, pois eles atraem esses insetos — e, consequentemente, os escorpiões. “Eles se alimentam principalmente de baratas, que, assim como os escorpiões, são noturnas”, ressalta Christiane.
Além disso, o uso de produtos que impeçam a proliferação desses insetos é uma medida eficaz de prevenção.
Sacuda e examine roupas e calçados
Outra orientação importante é sempre sacudir e verificar roupas e calçados antes de usá-los, principalmente se estiverem guardados por muito tempo ou deixados no chão.
Para quem tem crianças ou idosos em casa — grupos mais vulneráveis a complicações por picadas —, é essencial inspecionar o quarto antes de dormir. Evite que roupas de cama toquem o chão e confira cuidadosamente embaixo da cama, para dificultar o acesso dos escorpiões.
Use soleiras e telas protetoras
A instalação de soleiras em portas e de telas nos ralos de pias e tanques é uma medida simples e eficaz para impedir a entrada dos escorpiões nas residências, reduzindo o risco de acidentes.
Crie animais que se alimentam de escorpiões
Segundo Christiane, animais como galinhas ajudam no controle natural dos escorpiões. “Embora sejam diurnas e os escorpiões, noturnos, as galinhas os consomem se os encontrarem. Em locais com galinhas, a presença de escorpiões é muito menor”, afirma.
Outros predadores naturais são aves noturnas, sapos e gambás. “Falamos especialmente das galinhas por serem animais domésticos comuns em sítios e quintais”, completa.
- G1MS