Bairros de Campo Grande registram chuva na manhã desta terça-feira (16). A chuva era esperada, pois a Capital não registrava precipitação há duas semanas em meio a calor de 38°C.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de tempestade em 69 cidades de Mato Grosso do Sul. A previsão para esta terça-feira indica chuvas de 50 milÃmetros, acompanhando ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
O aviso é válido das 10h à s 23h59 de hoje, com indicação de perigo potencial para a condição climática. Durante esse perÃodo pode chover de 20 a 30 milÃmetros por hora ou até 50 mm ao dia. Sendo assim, pode ocorrer risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Â
Calor e chuva
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), devido ao acentuado aquecimento diurno, podem ocorrer chuvas e tempestades isoladas, principalmente nas regiões sul, sudoeste e oeste do Estado, embora não se descarte pancadas de chuva nas demais regiões.
Durante a primavera, há um aumento gradual da umidade proveniente da Amazônia, marcando o retorno mais regular das chuvas. Com a maior incidência de radiação solar, as temperaturas também se elevam, resultando em uma maior frequência de dias quentes.
Logo, por ser uma estação de transição entre o frio e o calor, a primavera é também o perÃodo com maior frequência de tempestades severas. Essas tempestades, de curta duração, podem provocar chuvas intensas, descargas elétricas atmosféricas, fortes rajadas de vento e até queda de granizo.
- MDX