A PolÃcia Federal, por meio da FICCO/MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul), realizou uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas e munições por via rodoviária.
A ação, batizada de "Heredita Damnare", foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2). Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão distribuÃdos em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã (MS) — 11 no total —, oito em São Paulo (SP) e um na Bahia (BA). Além disso, os policiais cumpriram 15 mandados de prisão e realizaram o sequestro e bloqueio de bens dos investigados no montante de R$ 5,4 milhões.
As investigações revelaram que o grupo utilizava caminhonetes furtadas e clonadas para contrabandear drogas e munições da fronteira com o Paraguai, transportando-as em seguida para grandes centros urbanos, como São Paulo.
O esquema não se limitava a veÃculos menores; a organização também empregava caminhões de grande porte registrados em nome de empresas de transporte de cargas abertas legalmente por alguns membros do grupo. Essas empresas movimentaram dezenas de milhões de reais nos últimos meses.
Durante o curso das investigações, a PolÃcia Federal conseguiu apreender mais de 14 toneladas de maconha provenientes do Paraguai.
- Redação