Geral

Capital amanhece com chuva mas calor pode passar dos 30ºC

A Capital registrou uma chuva leve durante a madrugada, com volumes entre 2 a 5 milímetros, segundo dados do Inmet.
- Imagem Divulgação

O começo desta semana, mais precisamente a segunda-feira (13), é marcado por tempo instável e chuva em diversas áreas de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o dia iniciou com precipitação rápida, mas as temperaturas máximas têm potencial para ultrapassar a marca dos 30°C.

O cenário de mais chuvas no Estado é atribuído à progressão de uma frente fria, combinada com a ação de um ciclone extratropical e o intenso fluxo de ar quente e úmido, conforme apontam as projeções meteorológicas.

A Capital registrou uma chuva leve durante a madrugada, com volumes entre 2 a 5 milímetros, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No entanto, o sol logo apareceu e o calor se estabeleceu nas primeiras horas. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) detalha que a interação de distintos sistemas climáticos favorece a formação de instabilidades, indicando risco de tempestades que podem vir acompanhadas de raios, ventos fortes e, em alguns pontos, queda de granizo.

Há expectativa de volumes pluviométricos consideráveis, superando os 30 milímetros em um período de 24 horas, especialmente entre a segunda e a terça-feira. Após a passagem deste sistema frontal, os termômetros devem registrar queda, com mínimas variando entre 12°C e 15°C, sobretudo na porção sul do Estado.

As regiões sul, cone-sul e a Grande Dourados preveem mínimas entre 17 e 21°C e máximas de 24 a 31°C. Na área pantaneira e sudoeste, as mínimas devem ficar entre 22 e 26°C, com máximas que podem atingir de 29 a 37°C.

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, as menores temperaturas devem variar entre 19 e 23°C e as maiores, entre 26 e 33°C. Especificamente em Campo Grande, a previsão é de mínimas de 20 a 22°C e picos de 31°C. Os ventos devem soprar com intensidade, oscilando entre 40 e 60 km/h, com a possibilidade de rajadas acima dos 60 km/h.

- Redação