Campo Grande amanheceu nesta segunda-feira (17) sob intensa chuva, confirmando as previsões meteorológicas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que a capital sul-mato-grossense pode registrar um acumulado de 100 milÃmetros, acompanhado por ventos de até 100 km/h.
Essa severidade aumenta o risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o estado de Mato Grosso do Sul está sob a influência de uma frente fria, que intensifica as instabilidades atmosféricas.
Essa condição, favorecida pelo intenso transporte de calor e umidade da Amazônia, áreas de baixa pressão e a passagem de cavados, propicia chuvas mais generalizadas e, em alguns locais, intensas, que podem vir com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
A previsão indica que os acumulados de precipitação podem superar os 40 milÃmetros em 24h, principalmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.
As temperaturas seguem mais amenas: nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as mÃnimas ficam entre 17C e 19C e as máximas entre 25C e 31C. Já nas regiões pantaneira e sudoeste, as mÃnimas variam entre 21C e 23C, e as máximas entre 28C e 37C.
Para o Bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mÃnimas entre 20C e 23C e máximas entre 29C e 34C.
Em Campo Grande especificamente, são esperadas mÃnimas entre 21C e 23C e máximas entre 26C e 31C. Os ventos atuarão inicialmente do quadrante norte, mudando para o sul, com velocidades entre 40 e 60 km/h e possibilidade de rajadas pontuais acima de 60 km/h.
- Redação





