O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de risco de tempestade que vigora entre hoje, sábado (22), e amanhã, domingo (23), estendendo-se até as 10h da manhã. O aviso abrange pelo menos 27 dos 79 municÃpios de Mato Grosso do Sul, com previsão de chuva, ventos intensos e queda de granizo. A formação de um ciclone no Oceano Atlântico pode estar relacionada a essa previsão e aos alertas emitidos.
O relatório do Inmet indica que a capital, Campo Grande, está fora da área de maior incidência dessas chuvas intensas. Embora o risco seja considerado baixo, o instituto alerta para a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Para a segurança da população, o Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhado não estacionar veÃculos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações e auxÃlio, a população deve contatar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Os municÃpios que podem ser afetados pelas tempestades são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, ItaquiraÃ, Japorã, Jardim, JateÃ, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, NaviraÃ, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Os avisos meteorológicos podem estar ligados à formação de um ciclone previsto sobre o Oceano Atlântico. Conforme o site Meteorod Tempo, a formação a leste da costa Sudeste do Brasil pode provocar tempestades com chuvas extremas. Entre domingo (23) e segunda-feira (24), chuvas fortes e até granizo podem atingir as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. O site ainda informou que as tempestades mais intensas são prováveis de ocorrer entre Mato Grosso do Sul, o norte do Paraná e o interior de São Paulo.
- Redação






