As equipes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) estão atualmente cumprindo mandados nas cidades de Campo Grande e Dourados. Segundo apuração, a operação resultou na prisão do pai e de dois irmãos do deputado estadual Neno Razuk (PL).
O Gaeco aponta o deputado Neno Razuk como o lÃder de uma organização criminosa que se dedicava ao controle do jogo do bicho no Estado, contando com a participação de policiais militares que atuavam como gerentes do grupo. Em Dourados, viaturas do Batalhão de Choque realizaram a apreensão de malotes na residência dos pais do parlamentar, Roberto Razuk e Délia Razuk, que é ex-prefeita do municÃpio. Ainda em Dourados, foram cumpridos mandados na casa de Sérgio Donizete Balthazar, proprietário da empresa Criativa Technology e amigo próximo da famÃlia Razuk. Vale ressaltar que a empresa de Sérgio ingressou com uma ação judicial buscando derrubar a licitação da Lotesul no valor de R$ 54 milhões, e Roberto Razuk foi quem efetuou o pagamento das custas iniciais desse processo.
Já na Capital, os agentes cumpriram mandados tanto na casa do chefe de gabinete do deputado quanto no escritório de Rhiad Abdulahad. A reportagem tentou entrar em contato com Neno Razuk, mas as ligações não foram atendidas, e o espaço permanece aberto para seu posicionamento. Acredita-se que esta operação seja um desdobramento da "Operação Sucessione", que investiga a ligação do deputado com o jogo do bicho, e que o parlamentar chegou a ser ouvido pela Justiça em audiência neste ano.
Durante a deflagração da Operação Sucessione, Neno Razuk foi alvo de busca e apreensão em sua residência, localizada em um condomÃnio de luxo em Campo Grande. Naquela ocasião, quatro assessores do deputado e o major aposentado da PM, Gilberto Luiz, foram presos. O deputado foi acusado de utilizar servidores da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) para atuar na organização criminosa do jogo do bicho, e as denúncias envolvendo servidores da secretaria causaram um desentendimento interno na pasta.
- Redação






