Campo Grande e mais 63 municÃpios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta amarelo de previsão de tempestades, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esta classificação sinaliza perigo potencial, indicando a possibilidade de ocorrência de granizo e rajadas de vento que podem atingir até 60 km/h. O aviso do Inmet tem validade até as 23h59 desta segunda-feira, dia 1º, e prevê volumes de chuva de até 30 milÃmetros por hora, podendo chegar a 50 milÃmetros no total do dia. Apesar disso, os meteorologistas consideram que o risco é baixo para cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Além das cidades sul-mato-grossenses, o alerta se estende a municÃpios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo.
Para garantir a segurança durante tempestades e rajadas de vento, o Inmet recomenda alguns cuidados essenciais. A população deve evitar abrigar-se debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veÃculos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. É aconselhável também evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para obter informações e auxÃlio adicionais, o Inmet orienta a contatar a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, discando 193.
A previsão de chuva se deve ao fato de que o primeiro dia de dezembro, que começou com calor intenso, deve ter uma mudança no tempo. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) explica que essa alteração é resultado do avanço de uma nova frente fria, combinada com um sistema de baixa pressão atmosférica atuando sobre o Paraguai. Segundo o Cemtec, essas condições atmosféricas favorecerão a formação de tempestades. Essas tempestades poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Há também a expectativa de acumulados significativos de chuva, podendo ultrapassar 40 mm em um perÃodo de 24 horas.
- Redação





