Campo Grande

Foi Prorrogado pela Prefeitura de Campo Grande o prazo para pagamento da 1ª parcela do IPTU

A medida foi articulada por sugestão do conselheiro Osmar Jeronymo, que propôs que a primeira parcela pudesse ser paga junto ao vencimento da 12ª, marcado para o dia 10 de dezembro.
- Imagem Divulgação

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, decidiu prorrogar o prazo de pagamento da primeira parcela do IPTU 2026 e da Taxa de Lixo, atendendo a uma recomendação formal feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). Com essa mudança, os contribuintes poderão quitar a cota inicial apenas em dezembro de 2026, sem que haja a cobrança de juros, multas ou qualquer tipo de atualização monetária sobre esse valor específico.

A medida foi articulada por sugestão do conselheiro Osmar Jeronymo, que propôs que a primeira parcela pudesse ser paga junto ao vencimento da 12ª, marcado para o dia 10 de dezembro. De acordo com a administração municipal, o acolhimento da proposta foi oficializado na noite de sexta-feira (9) e passará a valer a partir da próxima segunda-feira (12). É importante destacar que as datas de vencimento das demais parcelas do calendário original não sofreram alterações, permanecendo conforme o cronograma anterior.

Embora a flexibilização do prazo tenha sido confirmada, o valor total do imposto não será alterado. A decisão da prefeitura surge em um contexto de insatisfação popular devido ao aumento no valor do tributo e à redução do tradicional desconto para pagamentos à vista. Apesar das queixas, o Executivo mantém a justificativa de necessidade de arrecadação para custear a taxa de lixo e, até o momento, não há previsão de que os reajustes sejam revisados ou de que o desconto de 20% para cota única seja retomado.

- Redação