O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste sábado (7), dois avisos meteorológicos referentes a tempestades em Mato Grosso do Sul. O primeiro alerta, classificado como de "perigo potencial", estende-se por todo o território estadual. O segundo, de nÃvel mais severo e definido como de "perigo", concentra-se especificamente nas áreas do centro-norte, sudoeste, leste e na região pantaneira. Ambos os comunicados permanecem vigentes até o final da noite de domingo (8).
Nas localidades abrangidas pelo alerta de menor intensidade, o acumulado de chuva pode atingir 50 milÃmetros por dia, com rajadas de vento de até 60 km/h. Já nas zonas sob alerta de "perigo", a situação é mais crÃtica: o volume de água pode chegar a 100 milÃmetros diários e os ventos podem atingir a marca de 100 km/h. Nessas áreas, a população deve estar atenta a possÃveis alagamentos, quedas de árvores, interrupção no fornecimento de energia e incidência de raios.
Para garantir a segurança, as autoridades recomendam que os cidadãos evitem se abrigar sob árvores ou estacionar veÃculos próximos a torres de transmissão e painéis publicitários durante o mau tempo. Em situações de risco ou emergência, os canais de atendimento indicados são a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
- Redação





