Geral

Avanço de frente fria pode trazer chuva para todo o MS

Inmet emitiu um alerta amarelo de
- Imagem Divulgação

Após atravessar o sul de Mato Grosso do Sul durante o final de semana, a frente fria se desloca para as demais áreas do estado nesta segunda-feira (9). De acordo com as previsões do Cemtec, o cenário entre a tarde e a noite deve ser de instabilidade generalizada, com grandes chances de chuvas e tempestades isoladas. A única exceção a essa tendência de chuva é a porção sul, onde o tempo deve começar a firmar no período vespertino, apresentando sol entre nuvens. Além disso, o dia será marcado por ventos vindos do norte, com rajadas que podem oscilar entre 40 km/h e 60 km/h.

Diante dessa mudança climática, o Inmet emitiu um alerta amarelo de "perigo potencial" para todo o território sul-mato-grossense, sinalizando a possibilidade de chuvas intensas. O volume de água pode atingir 30 mm por hora ou acumular até 50 mm ao longo do dia. O foco das precipitações se concentra em um grupo de 15 municípios, que inclui cidades como Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Jaraguari, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

No que diz respeito ao calor, a variação térmica no estado deve permanecer entre os 20°C e os 35°C, mantendo o clima abafado apesar da instabilidade. O monitoramento detalhado do Cemtec aponta que cada região terá comportamentos específicos de temperatura ao longo desta segunda-feira, refletindo o contraste entre a passagem da frente fria e a massa de ar quente que ainda atua em alguns pontos.

- Redação