De acordo com as projeções do Cemtec, o domingo (15) será marcado por um cenário de calor intenso e ar seco em todo o Estado. A predominância de sol e céu aberto, embora com variação de nuvens, é resultado de um sistema de alta pressão em médios nÃveis da atmosfera. Esse fenômeno funciona como uma espécie de bloqueio, impedindo a chegada de frentes frias e favorecendo a elevação das temperaturas, enquanto os Ãndices de umidade relativa do ar devem oscilar entre 20% e 40%.
Apesar do tempo firme predominante, os meteorologistas alertam que a estabilidade não é absoluta. Existe a possibilidade de pancadas de chuva isoladas e tempestades acompanhadas de raios e ventos fortes. A previsão indica ventos constantes entre 30 e 50 km/h, mas com potencial para rajadas pontuais que podem ultrapassar esse limite, exigindo atenção redobrada.
Em termos térmicos, o dia será de calor rigoroso em todas as regiões. No Pantanal e no sudoeste, os termômetros podem atingir os 39°C, partindo de mÃnimas de 24°C. Nas áreas do sul, cone-sul e na Grande Dourados, as máximas variam entre 34°C e 38°C. Já nas regiões do Bolsão, norte e leste, o calor também se faz presente com picos de até 39°C. Na capital, Campo Grande, o dia começa com temperaturas na casa dos 22°C e deve chegar aos 36°C nas horas mais quentes.
- Redação





