Policial

Polícia Federal faz operação contra compra de votos nas eleições de 2024 em Campo Grande

O objetivo da ação é aprofundar as investigações sobre um suposto esquema de compra de votos que teria ocorrido durante as eleições municipais de 2024, especificamente na disputa pelo cargo de prefeito.
- Imagem Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Federal deu início à Operação Suffragium. O objetivo da ação é aprofundar as investigações sobre um suposto esquema de compra de votos que teria ocorrido durante as eleições municipais de 2024, especificamente na disputa pelo cargo de prefeito em Campo Grande.

Para avançar com as apurações, os agentes estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) e têm como alvo endereços comerciais e residenciais situados tanto na capital, Campo Grande, quanto no município de Taquarussu.

O esquema começou a ser mapeado após a investigação detectar movimentações financeiras atípicas em períodos muito próximos aos turnos eleitorais. Entre as suspeitas que indicam o provável desvio de recursos para a compra de eleitores estão saques de dinheiro em espécie, transferências fracionadas via Pix e o uso de contas bancárias em nome de terceiros para mascarar o fluxo do dinheiro.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, as condutas analisadas devem enquadrar os envolvidos nos crimes de corrupção eleitoral e falsidade ideológica eleitoral, popularmente conhecida como caixa dois. Por fim, a Polícia Federal informou que os trabalhos investigativos continuam em andamento e, por determinação legal, correm sob sigilo.

- Redação