O ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito de Campo Grande, Marcelo Miranda Soares, faleceu no final da manhã desta terça-feira (23), aos 87 anos. O polÃtico e engenheiro civil estava internado há cerca de 20 dias no Hospital da Unimed, na capital sul-mato-grossense, onde tratava problemas renais crônicos de longa data. O quadro de saúde do ex-governador se agravou após ele contrair uma pneumonia severa, que evoluiu com complicações cardÃacas.
A notÃcia do falecimento foi confirmada nas redes sociais por seu neto, o deputado estadual João Henrique Catan. Em uma homenagem emocionante, Catan exaltou a resiliência do avô perante as sessões de hemodiálise e destacou os ensinamentos que recebeu dele sobre perseverança, dedicação e a importância de concluir os objetivos traçados. Até o momento, os detalhes relativos ao horário e local do velório e do sepultamento do polÃtico não foram divulgados oficialmente pela famÃlia.
Natural de Uberaba, Minas Gerais, cidade onde também se formou em engenharia, Marcelo Miranda adotou o Mato Grosso do Sul como lar e dedicou sua trajetória profissional ao desenvolvimento e à infraestrutura local. Antes de ingressar na vida pública, ele se destacou tecnicamente ao trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, no Rio Paraná. Mais tarde, atuando no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), liderou um expressivo plano rodoviário que resultou na entrega de 4.500 quilômetros de estradas vicinais pelo estado.
Sua transição para a polÃtica ocorreu na década de 1970, após aceitar o convite das lideranças Pedro Pedrossian e Levy Dias para assumir o comando da Prefeitura de Campo Grande. À frente do municÃpio, sua gestão ficou marcada pela implementação do Projeto Cura, um amplo programa de investimentos estruturais que levou escolas, infraestrutura e rede de água potável para diversos bairros periféricos da Capital.
O ponto alto de sua carreira polÃtica aconteceu em 1986, quando foi eleito governador do Estado, exercendo o mandato a partir do ano seguinte em um perÃodo de turbulências, mas mantendo o foco em obras de integração regional. Ao longo de sua vida pública, Marcelo Miranda também ocupou uma cadeira como senador da República. Seu último cargo direto no setor público foi como superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Mato Grosso do Sul, função que desempenhou entre os anos de 2003 e 2012.
- Redação





