O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestades na região sul de Mato Grosso do Sul, válido a partir da meia-noite até o fim desta segunda-feira (3). O aviso abrange nove municÃpios situados na faixa de fronteira com o Paraguai: Amambai, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. A previsão indica volumes de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h, rajadas de vento variando de 40 km/h a 60 km/h e possibilidade de granizo, com risco reduzido para quedas de energia, estragos em lavouras, alagamentos ou queda de galhos.
Diante do cenário de ventos fortes e raios, as autoridades recomendam não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar veÃculos perto de torres de transmissão e placas publicitárias. Outra medida de segurança importante é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados diretamente à s tomadas durante os momentos de instabilidade.
Embora grande parte do estado comece a semana com tempo estável, a combinação de uma área de baixa pressão atmosférica, deslocamento de cavados e o transporte de ar quente e úmido deve provocar instabilidade entre segunda (3) e terça-feira (4). Esse sistema afetará principalmente o sul, o sudoeste e a região pantaneira, favorecendo tempestades isoladas acompanhadas de descargas elétricas e ventos intensos do quadrante norte, que podem superar os 60 km/h, com acumulados de chuva que tendem a ultrapassar os 30 mm em 24 horas em pontos isolados.
- Redação





