O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realizará a retotalização dos votos referentes à eleição para deputado estadual de 2026. A medida foi tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir definitivamente o registro de candidatura de Jerson Domingos, que disputou o pleito pelo União Brasil no âmbito da federação "União Progressista". Embora tenha obtido 16.884 votos, ele não foi eleito. O pedido de impugnação de sua candidatura havia sido movido pelo Ministério Público Eleitoral em virtude de processos judiciais que o apontam como integrante de uma organização criminosa investigada na Operação Omertà.
A sessão pública para a recontagem oficial e redistribuição dos votos foi agendada para o dia 21 de outubro, na sede do próprio tribunal regional. Na oportunidade, os juízes eleitorais também avaliarão o status de indeferimento de outros postulantes a cargos públicos, incluindo concorrentes à Câmara dos Deputados. Entre eles, destaca-se a situação de Carlos Bernardo, também filiado ao União Brasil, que concorreu a uma vaga de deputado federal com a candidatura contestada na Justiça, mas não obteve êxito nas urnas.
Nossa reportagem entrou em contato com a presidente estadual do União Brasil, Rose Modesto, para obter um posicionamento sobre a decisão e o reflexo nos votos do partido. O espaço segue aberto para eventuais manifestações da sigla e dos envolvidos.
- Redação





