Policial

PMA apreende 1.250 metros de redes de pesca e liberta 25 kg de peixes

Os infratores proprietários das redes não foram identificados


Divulgação PMA

Em fiscalização ambiental hoje (23) no lago da usina Sérgio Motta, no rio Paraná, no município na divisa com o município de Presidente Epitácio (SP), Policiais Militares Ambientais de Bataguassu apreenderam 11 redes de pesca armadas no rio, medindo 1.250 metros. Os petrechos ilegais estavam armados e os infratores perceberam a fiscalização e abandonaram o material ilegal.

Durante a retirada dos petrechos ilegais realizada pelos Policiais, foram soltos 25 kg de pescado que estavam vivos e presos às redes. Os infratores proprietários das redes não foram identificados.

O uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região, pois, nos lagos das Usinas Hidrelétricas do rio Paraná, este petrecho é permitido para o pescador profissional, desde que identificado e com malha de tamanho a partir de 140 milímetros. Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam. A legislação só permite também no máximo 100 metros de redes armadas, localizadas pelo menos, a 150 metros de distância uma da outra, porém, muitas vezes, os pescadores profissionais emendam várias redes excedendo a metragem permitida. Este tipo de uso é crime.

Pescadores amadores que não podem por lei utilizarem esses petrechos também acabam os utilizando, o que caracteriza crime ambiental. Várias apreensões desse tipo de petrecho foram realizadas pela PMA de Bataguassu, de Anauriândia e de Três Lagoas neste mês.