Esportes

Brasil vence Ilhas Virgens e vai ao mundial masculino de basquete

O período terminou em 22 a 20 para o Brasil


Brasil vence Ilhas Virgens e vai ao mundial masculino de basquete

Se a matemática ainda não garantia o Brasil na Copa do Mundo de basquete, nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, a dúvida acabou e a seleção cravou seu lugar entre os 32 países que disputam o torneio na China entre os dias 31 de agosto a 15 de setembro. Com dificuldade apenas no primeiro quarto e diante de um público possível de se contar com os olhos, o Brasil venceu Ilhas Virgens por 104 a 80 e manteve-se ao lado dos Estados Unidos como o único país a participar de todas as edições do torneio. Derrotada por W.O. em agosto passado, em Goiânia, desta vez Ilhas Virgens jogou, mas apenas nove atletas estavam disponíveis. Eliminados, os rivais não trouxeram para Saint Thomas três dos seus melhores atletas.

Marquinhos foi o cestinha do Brasil com 22 pontos, nove rebotes e 27 de eficiência, com 100% nas bolas de três pontos, com cinco no total. Benite fez outros 20 pontos, com cinco assistências. Leandrinho terminou com 19 pontos. Didi fez 15, com quatro rebotes. Alex, voltando para a seleção após lesão no joelho, fez 11 pontos. Rafa Mineiro fez sete pontos, com dez rebotes. Nas Ilhas Virgens, Milligan fez 24 pontos. Delvon Peltier anotou 15.

Na segunda-feira, 25, o Brasil enfrenta a República Dominicana na última rodada das Eliminatórias. A partida será em Santo Domingo, no Palacio de los Deportes. Vencendo, a seleção brasileira ainda pode brigar pelo segundo lugar do grupo, já que a liderança é do Canadá. Um dos líderes do Brasil, Anderson Varejão não esteve em quadra nesta quinta-feira. O pivô sentiu um torcicolo na véspera da partida, chegou a treinar pela manhã, mas foi poupado pelo técnico Aleksandar Petrovic. Caso apresente melhora, o capixaba estará em quadra na segunda-feira.

Com Varejão poupado, JP Batista começou no quinteto titular que teve também Benite, Alex, Yago e Didi. Nos primeiros quatro minutos, com marcação mais frouxa dos dois lados, o jogo foi equilibrado. O Brasil mantinha a frente por 8 a 7. Nos minutos seguintes, apostando nas bolas de três pontos que não caíam, a seleção perdeu a chance de abrir. Mas quando passou a jogar mais de dentro do perímetro, Benite chegou aos nove pontos e o placar foi para 18 a 13. Milligan carregava pontuação do time da casa e no minuto final do quarto conseguiu o empate em bola de três: 18 a 18. Na reta final do quarto, Petrovic usou o banco com Alex, Marquinhos, Rafa Luz e Mineiro, mantendo apenas Alex Garcia. O período terminou em 22 a 20 para o Brasil.

No primeiro minuto do segundo quarto, Milligan foi para a infiltração, sofreu falta de Leandrinho e virou para Ilhas Virgens. Peltier, em bola de três, ampliou para 29 a 25. Arremessando para 45% no geral e 33% para as bolas de três, o Brasil seguia atrás do marcador com 31 a 30 na metade do segundo período. Pressionando mais na marcação, o Brasil começou a forçar erros do rival e conseguiu virar com quatro pontos seguidos de Leandrinho, passando a vencer por 38 a 33. Marquinhos também entrou muito bem. Meteu duas bolas de três, infiltrou, e chegou aos 12 pontos ao lado de Leandrinho, com 11. Assim, o Brasil colocou sua maior vantagem no finzinho do segundo quarto e foi para o intervalo com 51 a 37.

Com duas bolas de três no começo do período, Ilhas Virgens trouxeram a diferença novamente para dez pontos. Devon Peltier, sem clube, mas formado na D1 da NCAA, começou a aparecer também no ataque, chegando aos 13 pontos e diminuindo a dependência de Milligan. Mesmo eliminada, Ilhas Virgens não jogava como em um amistoso. Rhymer jogou Marquinhos para fora da quadra em falta. Mas a resistência durou pouco. Yago arrumou a ponte aérea e Didi cravou para fazer 61 a 43. Passando a dominar a tábua, o Brasil conseguia segundas chances e aos poucos abriu ainda mais o placar. Com o jogo praticamente resolvido, o jogo da seleção se soltou, os contra-ataques vinham, e Marquinhos assumiu como cestinha com 19 pontos (100% nas bolas de três), contra 14 de Benite. Ao fim do período, o Brasil tinha 78 a 58.

Mesmo perdendo, Ilhas Virgens mantinha o jogo físico pesado. O Brasil respondia com cestas. Marquinhos chegou a quinta bola de três, com 22 pontos e oito rebotes. Uma eficiência de 29. E o Brasil foi só abrindo. Com dois minutos do período final, fez 84 a 62. Quando o ala foi descansar, o Brasil manteve o ritmo ofensivo com Leandrinho e Benite. E apesar de Milligan seguir pontuando, chegando também aos 22, a vitória brasileira era certa faltando três minutos e com o placar marcando 91 a 69. Estreante na seleção adulta, Alexey entrou em quadra para armar ao lado de Yago. Aplaudido pela torcida local, o Brasil fechou com pontuação centenária e venceu por 104 a 80.

Â