Esportes

Por 6 milésimos, Bottas supera Hamilton e larga na frente no GP da Inglaterra

Mercedes dominam a primeira fila da corrida deste domingo; Leclerc sai em terceiro


Mercedes terá dobradinha na primeira fila da largada do GP da Inglaterra neste domingo. (Foto: LAT Images/Mercedes AMG F1/Divulgação)

O finlandês Valtteri Bottas surpreendeu no treino classificatório deste sábado (13) e conquistou a pole-position do GP da Inglaterra, que terá largada neste domingo (14) em Silverstone. O piloto da Mercedes superou o colega de equipe e atual líder do campeonato, Lews Hamilton, por apenas 0s006 (seis milésimos de segundo) nas tomadas de tempo.

A terceira posição ficou com a Ferrari de Charles Leclerc, que largará emparelhado com a Red Bull de Max Verstappen. Na terceira fila, em quinto, estará a outra Red Bull, de Pierre Gasly, ao lado da surpresa negativa do treino –o alemão Sebastian Vettel, que enfrentou problemas na asa móvel de sua Ferrari.

O fim de semana prometia ser positivo para a Ferrari. Horas antes do treino oficial, Leclerc fez um ótimo treino livre, dividindo as atenções com Hamilton. O piloto monegasco se manteve entre os primeiros nas duas primeiras fases do treino classificatório –sempre ao lado das Mercedes e de Verstappen.

Contudo, no Q3, os carros prateados sobraram. Bottas superou Hamilton em 0s252 log em sua primeira tentativa, depois que o colega de time –que neste fim de semana corre em casa– errou em uma curva. O líder do campeonato ainda tentou a recuperação, mas ficou a 0s006 do pole-position. Leclerc não conseguiu repetir o bom desempenho do fim de semana mas, na última volta, ainda conseguiu tomar a terceira posição da Red Bull.

Daniel Ricciardo (Renault), Lando Norris (McLaren), Alexander Albon (Toro Rosso) e Nico Hulkenberg (Renault) fecham as dez primeiras posições entre os 20 que largam amanhã. A largada do GP da Inglaterra está prevista para as 9h10 (de MS), com transmissão pela TV Globo.

Â