Educação

Acima dos 30: Sem incentivo e grana, veteranos no Enem tentam aprovação na universidade

Pesquisa do Inep aponta que 13,9% dos 70 mil inscritos tem entre 31 e 59 anos


Acima dos 30: Sem incentivo e grana, veteranos no Enem tentam aprovação na universidade

Voltar à faculdade em um momento mais maduro da vida e concluir o ensino superior é o sonho de quase 10 mil sul-mato-grossenses inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O grupo é formado por pessoas com idade entre 31 e 59 anos, que representam 13,9% dos 70 mil inscritos em MS.

Os números são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e boa parte dos candidatos desse perfil já teve a oportunidade de ingressar no ensino superior, mas por diferentes razões, não conseguiu concluir os estudos.

É o caso do manobrista Lindenberg Lopes da Silva, de 32 anos, que já frequentou três universidades. “Estudei o curso de direito em uma instituição particular por 3 meses, mas não consegui dar continuidade devido ao valor da mensalidade. As outras duas tentativas também não deram certo e agora tentarei outra vez”, conta.

A falta de incentivo familiar para os estudos entre os 18 e 25 anos, e o compromisso de sustentar a esposa e os três filhos, direcionaram a atenção do manobrista para o trabalho.

“Eu venho de uma família muito pobre e concluí o Ensino Médio aos 18 anos. Naquela época a minha família não me incentivava e aprendi sobre a importância do trabalho, mas sempre gostei de ler e nunca desisti do meu sonho, que é concluir o ensino superior. Quero dar o exemplo aos meus filhos, pois o caminho certo está no estudo”, afirma.

 

Sonho antigo

Conciliar as tarefas de dona de casa, as responsabilidades de ser mãe, o trabalho e um curso superior, além da falta de incentivo da família para o estudo, também impediram a frentista Vilma Barbas Costa, de 43 anos, de entrar em uma universidade no passado.