Mundo

Canadá vai aceitar passaportes venezuelanos vencidos

Regra para obtenção de vistos não muda, mas cidadãos da Venezuela poderão utilizar os documentos vencidos para entrar ou permanecer em território canadense


O Canadá anunciou nesta segunda-feira (19) que aceitará passaportes venezuelanos vencidos. Com a medida, o país reconhece um decreto do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, que amplia a validade desses documentos por cinco anos.

"Os detentores de um passaporte venezuelano que desejam viajar ou permanecer no Canadá agora podem continuar usando o passaporte se ele tiver vencido há menos de cinco anos ou estiver prestes a expirar", afirmou o governo canadense em um comunicado.

A medida foi tomada, entre outras razões, porque venezuelanos vivendo no Canadá encontram dificuldades para renovar o passaporte dada a crise diplomática entre o país e o regime de Nicolás Maduro (leia mais no fim da reportagem).

 

"O Canadá reconhece o decreto publicado pela Assembleia Nacional da Venezuela em 7 de junho de 2019 para estender a validade dos passaportes venezuelanos", disse o governo canadense.

 

Assim como o Canadá, os Estados Unidos anunciaram, em junho, o reconhecimento dos passaportes venezuelanos vencidos. O Brasil adotou a mesma medida no início de agosto, após compromisso assinado por 11 países latino-americanos em setembro passado em Quito.

A medida não altera as regras para vistos – venezuelanos ainda necessitam obter vistos para entrar em determinados países como o Canadá e os EUA.

O Canadá faz parte do grupo de mais de 50 países que reconhecem Guaidó como presidente interino da Venezuela por considerar ilegítimo o segundo mandato de Nicolas Maduro, iniciado em 10 de janeiro.

A Venezuela sofre com uma crise sem precedentes – marcada pela hiperinflação – que levou a mais de 4 milhões de pessoas a fugir de seu país nos últimos anos, segundo dados da Agência de Refugiados da ONU (Acnur).

 

"O Canadá continua profundamente preocupado com a situação política e econômica na Venezuela, que é crítica e está em processo de deterioração", disse o ministro da Imigração, Ahmed Hussen, em comunicado.