Campo Grande

É iniciada transferência de detentos para nova penitenciária da Gameleira na Capital

Internos estavam no presídio de Segurança Máxima da Capital


A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) de Mato Grosso do Sul iniciou nesta segunda-feira (3) a ativação da  Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, em Campo Grande. Inaugurada em novembro de 2019, os primeiros reeducandos da unidade começaram a ser transferidos.

Sob a escolta de policiais penais integrantes do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), os detentos vieram do Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” – o presídio de Segurança Máxima da Capital. A operação contou com até com apoio de um helicóptero.

Com 603 vagas, a nova penitenciária aumenta em 15% o número de vagas para homens no sistema prisional do Estado. Para ativar a unidade, os servidores receberam treinamento ministrado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio de agentes da Penitenciária Federal de Campo Grande.

Construída com concreto usinado, material resistente que dificulta escavação de buracos ou quebra das paredes, o presídio conta com 101 celas coletivas e individuais (isolamento), salas de aula, setores administrativos e de assistência psicossocial, ala de saúde, áreas de visita, entre outros espaços.

 

-CE