Campo Grande

Campo Grande está entre as 10 capitais que suspenderam a vacinação por falta de doses

As capitais interromperam aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 total ou parcialmente.


Campo Grande suspendeu a primeira dose no sábado

A falta de doses de vacina contra o Covid-19 tem levado capitais brasileiras a suspender ou restringir a imunização da população --ou a anunciar a paralisação para os próximos dias.

Salvador, Campo Grande, Rio, Curitiba, Boa Vista e Fortaleza interromperam a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19. Nessas cidades, a segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Já em Cuiabá, Macapá, São Luís e Florianópolis seguem a aplicação da primeira dose, mas para grupos mais restritos do que os definidos nos cronogramas originais (leia mais abaixo).

Na sexta (19), o Ministério da Saúde informou que decidiu mudar a estratégia da vacinação contra a Covid-19 para as novas doses da vacina, liberando o uso de todo o estoque sem a necessidade de reserva para a aplicação das segundas doses. Apesar da mudança no plano, a reportagem do G1 apurou que, até sábado (22), nenhuma das capitais em que a aplicação da primeira dose de vacina foi suspensa por falta de imunizante passou a usar as vacinas reservadas para a segunda etapa.

Na quarta (17), governadores se reuniram virtualmente com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na audiência, Pazuello disse que 230 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 serão entregues aos estados até 31 de julho.

Antes da reunião com Pazuello, entidades representativas protestaram. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu a demissão do ministro em razão da suspensão de vacinação em cidades brasileiras. A Frente Nacional de Prefeitos questionou o Ministério da Saúde sobre a necessidade de um cronograma de imunização.

Questionado sobre as declarações das entidades, o Ministério da Saúde disse que tem trabalhado, junto com seus "dirigentes e corpo técnico", "diuturnamente para dar a melhor resposta à sociedade".

Capitais que suspenderam totalmente a aplicação da 1ª dose:

  • Campo Grande: suspendeu a primeira dose no sábado (13). Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.
  • Salvador: suspendeu a primeira dose nesta terça (16). Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.
  • Rio de Janeiro: suspendeu a primeira dose na quarta (17). Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.
  • Curitiba: suspendeu a aplicação da primeira dose na sexta (19). Segunda dose está assegurada para profissionais de saúde, idosos em lares de longa permanência e indígenas.
  • Fortaleza: suspendeu a aplicação da primeira dose na terça (23). Segunda etapa de imunização segue normalmente para idosos institucionalizados e para profissionais de saúde.
  • Boa Vista: suspendeu a vacinação nesta terça (23); a segunda dose está garantida para quem tomou a primeira.

Capitais que restringiram a aplicação da 1ª dose:

  • Cuiabá: suspendeu a primeira dose na terça (16); primeira etapa da vacinação de idosos acamados de 85 anos ou mais está mantida. Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.
  • Florianópolis: suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina em profissionais de saúde na quinta-feira (18); vacinação em primeira etapa segue para idosos de 90 anos ou mais.
  • Macapá: suspendeu aplicação da primeira dose para idosos nas UBS no sábado (20); seguem busca ativa para primeira etapa de vacinação de idosos acamados. A segunda dose está garantida para quem tomou a primeira.
  • São Luís: suspendeu a aplicação de 1ª dose para idosos não acamados na quinta-feira (18); primeira etapa da vacinação segue para idosos acamados. A segunda dose está garantida para quem tomou a primeira.

Capitais que informaram ter poucas doses de vacina:

  • Porto Alegre: chegou a anunciar a suspensão da vacinação, que estava prevista para quinta (18); na sexta (19), o secretário de Saúde do município, Mauro Sparta, afirmou que restam 3 mil doses. Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira.

 

 

 

 

 

G