Campo Grande

Campo Grande registra 93% na taxa de ocupação das UTIs para Covid-19

No hospital referência no tratamento da Covid em Mato Grosso do Sul, a taxa de ocupação dos leitos para pacientes mais graves está em 100%.


A taxa de ocupação nas UTIs destinadas aos pacientes com Covid-19 está em 100% nas HRMS

A taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinadas a pacientes com Covid-19 chegou a 93% em Campo Grande neste domingo (28), segundo dados do sistema "Mais Saúde", plataforma do governo do estado que mostra a situação nos hospitais.

No Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), principal referência no tratamento da doença no estado, a taxa de ocupação nas UTIs destinadas aos pacientes com Covid-19 está em 100%.

De acordo com a diretoria da instituição, duas alas que estavam completamente vazias ficaram lotadas em apenas duas horas, e uma delas chegou a receber 17 pacientes.

O HRMS teve que transferir pacientes das UTIs que estavam em estado "menos grave" para outros hospitais de Campo Grande. A diretora-presidente da instituição disse que o cenário é preocupante e o número de internações só aumenta dia após dia.

Os especialistas avaliam que esse número alto de internações é resultado das aglomerações que ocorreram nos últimos meses.

Para o infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Rivaldo Venâncio, "mu/itos estão subestimando a doença". Ele se refere tanto a cidadãos, quanto ao poder público de determinadas localidades.

Ele diz que o que o colapso da rede assistencial que está ocorrendo nos estados da região Sul deve servir de alerta para Mato Grosso do Sul.

 

 

 

 

 

 

G1