Esportes

Segundo maior vencedor do Estadual, Comercial completa 76 anos

Colorado ostenta a marca de ser também o time sul-mato-grossense a chegar mais longe da Copa do Brasil e o primeiro a disputar o Brasileirão


Colorado recebeu os parabéns da CBF (foto: Divulgação)

O Comercial completa nesta sexta-feira (15) 76 anos de história no futebol sul-mato-grossense. Fundado nesta data de 1943 pelo esportista Etheócles Ferreira, o Colorado ostenta a segunda maior marca entre os vencedores do Campeonato Estadual com nove conquistas, a última conquistada em 2015.

Na história, teve como primeiros jogadores estudantes do Colégio Dom Bosco e permaneceu no amadorismo durante 29 anos com a conquista da Liga Campo-Grande de Futebol por nove oportunidades. O registro profissional veio em 1972, onde disputou um torneio seletivo para ver quem representava o estado no Campeonato Brasileiro de 1973 onde foi campeão, sendo então o primeiro time a disputar um Campeonato Brasileiro pelo ainda estado do Mato Grosso vencendo inclusive o Santos de Pelé no Belmar Fidalgo.

Conquistou ao todo, nove títulos de campeão do estado de MS. O clube já foi campeão em dois estados diferentes: no Mato Grosso (1974) e no Mato Grosso do Sul, que tornaram dois estados em 1979.

Em 1981 foi realizada a segunda edição da Taça de Prata ou Campeonato Brasileiro Série B que foi disputado por 48 equipes e o Colorado terminou na quarta posição. Também ficou em 3º na última edição da Copa Centro-Oeste e em 1994 ficou em 7º lugar na Copa do Brasil caindo para o Linhares nas quartas de final, melhor colocação da história de um time do estado na competição nacional.

Na última década, o time conquistou os títulos em 2010 e 2015 além de ser vice em 2016 e semifinalista em 2011.