Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul está em 4º lugar no ranking de Covid-19 entre presos

Até o momento, 23% da massa carcerária do Estado já se contaminou e 8 mortes foram oficialmente registradas.


Segundo a Agepen, até o momento, o total de internos vacinados contra a Covid nos estabelecimentos penais do Estado é de 12.063

O último boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que traz o registro de contágio e óbitos por Covid-19 de pessoas presas no Brasil, mostra que Mato Grosso do Sul é o 4º estado em casos de contágio entre os internos em números absolutos, com registro de 4.677 presos contagiados desde março de 2020.

A quantidade representa 23% de toda população carcerária do Estado, que é de 20.240 internos, conforme dados da própria Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A estatística nos deixa atrás apenas de Paraná (4.923 casos), Minas Gerais (7.093 casos) e São Paulo (14.966 casos).

O mesmo levantamento mostra que, em igual período, foram registrados oito óbitos, o que deixa MS, nesse quesito, em 10° lugar no ranking de mortes.

Segundo a Agepen, até o momento, o total de internos vacinados contra a Covid nos estabelecimentos penais do Estado é de 12.063 com a 1° dose ou dose única, e 1.494 com a 2° dose.

“A vacinação ainda está ocorrendo nas unidades penais até que todos os privados de liberdade sejam vacinados contra a Covid, e a vacinação continuará sendo realizada aos internos que adentrarem na unidade penal, vindo de outras unidades penais ou delegacias; seja a 1° dose ou para completar o ciclo vacinal”, diz em nota a Agepen.

 

 

 

MM