Saúde

Em Mato Grosso do Sul a queda de mortes em outubro chegou a 68%

A taxa de transmissão da Covid no Estado que já ultrapassou 1,00, considerado fora de controle, agora permanece abaixo de 0,90.


Destaque em nível nacional, Mato Grosso do Sul já vacinou ao menos com a primeira dose 78% da população

Com 78% da população vacinada ao menos com a primeira dose no Estado, a queda de mortes por covid em outubro chegou a 68%, comparado ao mês anterior. A redução de casos também foi de 18% em relação a setembro. O cenário é o melhor do ano e só fica atrás dos três primeiros meses da pandemia em 2020.

Segundo os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) foram 48 mortes e 3.456 casos registrados de Covid em outubro, contra 155 (óbitos) e 4.336 (casos) do mês de setembro. A queda nas ocorrências e mortes em função da doença segue por quatro meses consecutivos (julho, agosto, setembro e outubro).

A taxa de transmissão da Covid no Estado que já ultrapassou 1,00, considerado fora de controle, agora permanece abaixo de 0,90 desde a segunda quinzena de julho, estando nesta semana em 0,85. Isto quer dizer que de 100 infectados pela doença, eles transmitem para outras 85.

Para os especialistas o motivo para redução dos casos e mortes por quatro meses consecutivos é o aumento da vacinação na população, que imunizada reduz os casos graves e mortes, além de diminuir também a transmissão do vírus. O resultado reflete na queda da ocupação de leitos e número de internados.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, reconhece o cenário positivo, mas adverte a necessidade de ter precauções em relação a doença. "Estamos caminhando para um cenário diferente mas precisamos ter toda precaução. A todo momento assistimos o recrudescimento em vários países da Europa. É preciso a gente ter esses exemplos para gente mostrar que em MS precisamos mais uma vez fazer com que a ciência”.

Vacinação

Destaque em nível nacional, Mato Grosso do Sul já vacinou ao menos com a primeira dose 78% da população e 65% com a imunização completa (segunda dose e dose única). Se levar em conta o público adulto este percentual sobe para 96% e 83% respectivamente.

Ao todo já foram aplicadas 4 milhões de doses no Estado. Em relação aos adolescentes de 12 a 17 anos, 77% do grupo estimado já recebeu ao menos a primeira dose. A terceira dose de reforço aos idosos também já chegou a 228.855 pessoas.

Desde o início da imunização, Mato Grosso do Sul está nas primeiras colocações no ranking nacional de vacinação e faz a distribuição dos imunizantes em 12 horas aos 79 municípios do Estado. O governador Reinaldo Azambuja também incentivou os “mutirões” nos municípios, com o lema “vacina no braço e não na geladeira”.

 

 

 

GovMS