Concursos e Emprego

UFGD abre inscrições de licenciatura e bacharelado de letras e Libras

Pedido de isenção pode ser feito até dia 28 de outubro.
- Foto Divulgação

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) abriu vagas para cursos de letras e Libras (Língua Brasileira de Sinais), de bacharelado e licenciatura. Os cursos são gratuitos e as aulas acontecem na modalidade a distância.

Os candidatos têm até 9 de dezembro para fazer a inscrição pela internet, na página de cada vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 120 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco.

O pedido da isenção de taxa termina no dia 28 de outubro para entrar com o pedido. Tal direito é garantido para pessoas que estão inscritas no CadÚnico e também para pessoas que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e que possuem renda familiar igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa.

 
 

De acordo com o cronograma, as provas de redação e objetiva acontecerão em 5 de fevereiro de 2023, no período vespertino, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados, Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Naviraí e Corumbá para o Bacharelado e para a Licenciatura somente em Dourados.

Licenciatura – Professor de libras

A Licenciatura em Letras-Libras apresenta 30 vagas com prioridade para pessoas surdas, em respeito ao artigo 4º do Decreto Federal nº 5.626/2005. A versão do edital acessível em Libras está disponível na página do vestibular.

Havendo vagas remanescentes, a oferta se dará para os ouvintes conforme disposição da Lei nº 12.711/2012 e suas alterações, ou seja, metade das vagas serão disponibilizadas para ampla concorrência e outra metade será reservada para estudantes de escola pública, com recorte sobre renda familiar e cotas para negros, pardos e indígenas, conforme o último censo populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 
 

Segundo o projeto pedagógico da licenciatura, os profissionais serão formados com a possibilidade de atuar com as múltiplas faces da linguagem humana, a saber: no uso e no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos mediante metodologia diferenciada, considerando as diferentes modalidades entre a primeira língua (modalidade espaço-visual) e a segunda (modalidade oral-auditiva); no ensino de Libras em magistério regular (no ensino fundamental e médio), em cursos variados, em aulas individuais e no magistério superior (como auxiliar de ensino); na atuação em projetos e em atividades de formação continuada e de capacitação de professores; entre outras possibilidades.

Bacharelado – Tradutor e intérprete

O Bacharelado também apresenta 30 vagas, mas é mais amplo, não tem prioridade para surdos, seguindo somente a Lei nº 12.711/2012, com metade das vagas reservadas para estudantes de escola pública, distribuídas de acordo com a renda familiar e as cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, já que está dentro do vestibular geral da UFGD com 33 cursos de graduação (PSV 2023).

As informações sobre os vestibulares deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail cs.libras@ufgd.edu.br ou pelo WhatsApp (67) 99332-4046.

-MDX