Campo Grande

UNIDADE NO JARDIM PRESIDENTE VAI CONTAR COM TRÊS EQUIPES E RESIDÊNCIA MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL

Pelo menos 12 mil pessoas da Mata do Segredo e região serão beneficiadas com atendimento nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, serviço social, psicologia, educação física, fisioterapia e odontologia.
- Foto Divulgação

A nova Unidade de Saúde da Família (USF) a ser inaugurada nas próximas semanas pela Prefeitura, desta vez no Bairro Jardim Presidente, vai contar com três equipes de saúde da família, duas equipes de saúde bucal e terá residência em Saúde da Família e Comunidade. Pelo menos 12 mil pessoas da Mata do Segredo e região serão beneficiadas com atendimento nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, serviço social, psicologia, educação física, fisioterapia e odontologia.  Os últimos ajustes da convocação e remanejamento de profissionais para composição das equipes já estão finalizados.

Esta será a 11ª unidade da Atenção Primária a ser entregue nos últimos cinco anos e a 77ª existente no município. A obra da unidade faz parte do programa do Requalifica UBS e foi iniciada em 2012, sendo paralisada em 2015.  Em razão de entraves contratuais houve a necessidade da abertura de um novo processo licitatório, o que fez com que a execução pudesse ser retomada neste ano.

As equipes de saúde da família são composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos, agentes de saúde, dentistas e auxiliares.

Nos últimos cinco anos, dez novas unidades de saúde, além de três clínicas da família, foram inauguradas em Campo Grande, ampliando assim o acesso e levando assistência de qualidade a mais de 150 mil pessoas das sete regiões urbanas da cidade. São obras esperadas há mais de 30 anos pela população.

A cobertura de estratégia de saúde foi ampliada de 35% para 75%, saindo da última para a quinta posição entre as capitais. Além da estruturação da rede, com a inauguração de novas unidade, a convocação de mais de 1,4 mil novos profissionais aprovados em concurso e o incremento das equipes e das residências multiprofissional e médica em saúde da família foram fundamentais neste processo.