Campo Grande

Chuvas e calor aumentam aparecimento de escorpiões e prefeitura faz alerta

Foram registrados 1.165 acidentes com escorpiões na Capital no ano passado
- Foto Divulgação

O clima chuvoso e quente, como esta época do ano, favorece o aparecimento de animais peçonhentos, como o escorpião. Por isso, a prefeitura de Campo Grande faz um alerta para a necessário de as pessoas redobrarem a atenção para minimizar os riscos de serem vítimas de acidentes com estes animais.

A médica veterinária da Coordenadoria de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Ana Paula Nogueira, explica que estes animais costumam se alojar no esgoto e encanamentos, mas também podem ser encontrados em frestas e rachaduras em paredes e pisos, caixas de passagem elétrica e pluviais, e entulhos e materiais inservíveis acumulados nos imóveis.

"Dessa forma, recomenda-se que ralos e pias estejam sempre fechados quando não estão em uso, a vedação de frestas e rachaduras, e utilização de equipamentos de proteção individual como botas e luvas ao manusear entulhos e lixos. Tomando estes cuidados gente diminui os riscos de acidentes com estes animais", esclarece.

 
 

A orientação é para que a vítimas de acidentes com animais peçonhentos, sobretudo às crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Achou um escorpião em casa?

Conforme a veterinária, caso os animais sejam encontrados na residência, o morador deve isolá-lo em um pote, sempre que possível, e ligar para o CCZ para identificação da espécie e orientações de manejo. O órgão dispõe de dois telefones disponíveis à população: 67 3313-5000 e 2020-1796.

Segundo dados do CCZ, no ano de 2022 foram registrados 1.165 acidentes com escorpiões em Campo Grande. Os número de ocorrências pode ser ainda maior, considerando que há relatórios que ainda estão concluídos referente ao último ano.

 

-MDX