Campo Grande

Reunião com professores de Campo Grande fica para 15 de janeiro para negociar salário

Profissionais da área da educação aguardam solução e lutam pelo reajuste salarial integral de 10,39%, negado por Adriane.
- Foto Divulgação

A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), participará de reunião com professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), para negociar reajuste de salários, em 15 de janeiro.

O pronunciamento foi feito na manhã desta terça-feira (3), durante coletiva de imprensa, realizada em solenidade de assinatura do contrato da obra das unidades habitacionais do Residencial Mandela l, ll e lll.

Adriane afirmou que pretende buscar uma solução para a situação.“Marcamos uma reunião, onde vamos sentar com nossas equipes e buscar melhorias para nosso servidores da educação”, disse.

Profissionais da área da educação aguardam solução e lutam pelo reajuste salarial integral de 10,39%, negado por Adriane.

A última proposta, feita pela prefeita, foi parcelar o reajuste em três parcelas: 3,42% em janeiro, 3,48% em maio e 3,48% em dezembro de 2023. A categoria não aceitou.

A contraproposta, feita pelo Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP- MS), foi parcelar o reajuste em duas vezes: uma parcela de 3,42% em janeiro e 6,97% em março de 2023, mas, Adriane rejeitou.

Inicialmente, era esperado que o reajuste de 10,39% fosse pago integralmente. Mas, a prefeitura recusou todas as propostas, alegando falta de dinheiro e aumento de despesas.

Com isso, após várias tentativas frustradas, os professores decidiram, durante assembleia realizada em 19 de dezembro, que vão buscar apoio no Legislativo para que o acordo salarial seja cumprido pela prefeita.

A categoria ainda informou que irá reenviar a contraproposta que fizeram, anteriormente, para que os 10,39% sejam pagos em duas parcelas.

Greve

Professores da Reme reivindicam por reajuste salarial de 10,39% desde o fim do ano passado.

A categoria deflagrou greve e aulas foram suspensas de 2 a 9 dezembro de 2022. Além disso, ficou acampada em frente a prefeitura como forma de protesto.

Em 2 de dezembro, cerca de três mil servidores municipais da educação fizeram uma passeata até o Paço Municipal, onde ficaram concentrados aos gritos de “prefeita, cadê você? Eu vim aqui para receber”.

A partir de então, a prefeita fez contraproposta de reajuste salarial de 4,78% somado ao auxílio alimentação de R$ 400,00, que foi negado pela categoria, por unanimidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura Municipal de Campo Grande, aulas da Reme começarão em 8 de fevereiro e terminarão em 18 de dezembro de 2023. A luta e greve dos professores não devem afetar o calendário do ano letivo.

 

- CE