Mato Grosso do Sul

ALEMS abre 37º Encontro das Escolas do Legislativo com a participação de 19 estados

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sediou na noite desta quarta-feira (14) mais um evento de grande porte ao receber comissões de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal para participarem do 37º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).
- Foto Divulgação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sediou na noite desta quarta-feira (14) mais um evento de grande porte ao receber comissões de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal para participarem do 37º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). A solenidade lotou o Plenário Júlio Maia e marca a abertura do evento, que também ocorre em alusão aos 20 anos de instalação da Abel, com palestras e debates nos dias 15 e 16 de junho – acesse a programação completa aqui.

O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP) abriu a sessão solene agradecendo a participação de todos. Foram mais de 100 inscritos ao vivo e diversas visualizações pelas transmissões ao vivo pelos canais oficiais no YoutubeFacebookTV ALEMS e Rádio ALEMS. “Sejam todos bem-vindos à Casa de Leis e de cidadania de Mato Grosso do Sul. Quero cumprimentar a todos que vieram, nosso coração se enche de alegria de recebê-los e esperamos que nesses dias possamos retribuir a atenção de todos, na Capital do Estado”, disse o parlamentar.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), que preside a Escola do Legislativo Ramez Tebet, com sede na ALEMS, destacou a importância das escolas dos legislativos, que compõem não só as assembleias estaduais, mas também as câmaras municipais, na manutenção da democracia. “Educar é um ato de compromisso do presente e do futuro. Sabemos que o que distingue o ser humano das outras espécies é a capacidade de pensar. A necessidade da qualificação dos nossos servidores públicos e também dos parlamentares acontece sempre que pensamos em projetos que tragam melhorias para o cidadão. Nosso desafio aqui no Estado é levar conhecimento também aos municípios do interior e vamos fazer isso com parcerias com outras escolas, para trazer a expertise de todos e melhorar ainda mais e esse evento trará muitas experiências de todo o país”, explicou a deputada.

O evento tem continuidade durante toda a quinta-feira (15) no Tribunal de Contas do Estado e na manhã de sexta-feira (16) no Bioparque do Pantanal, com a eleição da nova diretoria da Abel para o biênio 2023-2025. O atual presidente da Abel, Florian Augusto Coutinho Madruga, conta a evolução da instituição. “Há 20 anos, quando começamos a Abel tínhamos apenas cinco escolas em funcionamento. Hoje são 357 Escolas do Legislativo que fazem parte, levando programas de cidadania para todo o Brasil. As escolas existem por determinação da Constituição de 1988, para a capacitação do servidor para que eles possam ser ainda mais profissionais, para atender bem não só os eleitos, mas os cidadãos que procuram as Casas Legislativas em busca de soluções para suas comunidades”, explicou.

O tema da 37ª edição é Educação Legislativa e Cidadania. O deputado Lidio Lopes (Patri), também compôs a mesa e lembrou que é a terceira vez que esse evento é realizado em Mato Grosso do Sul. “É uma honra poder recepcioná-los, porque é uma grande participação e esperamos trocas de inovações com as demais Assembleias e escolas para aprender ainda mais”, destacou o deputado. A secretária da Abel e responsável pelos Recursos Humanos da ALEMS, Marlene Figueira, destacou a alegria de receber tantos convidados de todo o país. “Vamos aprender muito com eles. É um orgulho para essa Casa de Leis, mais um evento de grande porte que sediamos e é emocionante ver que mesmo após 20 anos temos ainda garra para lutar e continuar disseminando a educação legislativa de todo o país”, destacou Marlene.

O vereador Papy (Solidariedade), por Campo Grande, enalteceu que o Parlamento tem a personalidade momentânea dos eleitos, mas a essência se dá pelos servidores. “São eles que dão o tom às Casas Legislativas. É muito bom ver gente do Brasil todo aqui hoje. Temos mais de 5 mil municípios no país e quantas escolas estão desativadas e poderiam contribuir? Ajudei a reestruturar a nossa na Câmara Municipal da Capital, com vários projetos não só para servidores, mas também à comunidade, como as oficinas de informática aos líderes comunitários”, contou Papy.

Representando a Escola do Legislativo de Poços de Caldas, a diretora Thaís Ferreira, falou do fortalecimento das escolas. “O evento é importante para reforçar a necessidade da manutenção das escolas, para nós é uma honra participar dos evento da Abel, esse ano completamos 15 anos de funcionamento”, afirmou. Já para a diretora da Emanuela Barreto, da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre falou que é a primeira vez em Campo Grande, para apresentação de um dos projetos que tocam em sua cidade. “Trouxemos a experiência da Câmara da Melhor Idade, um projeto para pessoas acima de 60 anos, em que ensinamos novas tecnologias, pois percebemos que eles perdem direitos e cidadania ao não conseguir inclusão digital, então damos aulas, por exemplo, como utilizar os serviços bancários pelo celular com segurança, prevenção a golpes, como chamar motoristas de aplicativos, serviços de mensagens instantâneas, enfim, criamos novas oportunidades a eles com a ampla convivência e empoderamento”, contou Emanuela.  

A abertura da solenidade encerrou com a entrega do Título Amigo da Abel e contou ainda com a apresentação do Coral de Servidores da ALEMS, que entoaram músicas de todos os estados participantes, com a regência do maestro Nilo Cunha. Além das palestras e troca de experiências, o 37º Encontro contará também com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre as Escolas e com a entrega do Prêmio Abel para valorizar projetos tocados pelas escolas do Legislativo e de Contas. Acompanhe toda a cobertura pelo www.al.ms.gov.br ou reportagens pelo Canal 9 da NET e Rádio ALEMS.

-ALEMS