Campo Grande

Em Campo Grande na última semana, mais de 300 moradores de rua pediram ajuda por causa do frio

Número representa 60% do total de abordagens feitas pela SAS.
- Foto Divulgação

Com o frio registrado em Campo Grande nos últimos dias, mais de 330 pessoas em situação de rua procuraram ajuda e foram recebidas em abrigos mantidos pela Prefeitura da Capital. Apesar de significativo, a quantidade de moradores atendidos representa apenas 60% do total de abordagens realizadas nos últimos sete dias, resultado do vício em álcool e drogas que impede muitos moradores de aceitar ajuda oferecida. 

De acordo com a SAS (Secretaria M unicipal de Assistência Social), entre os dias 12 e 19 de junho, equipes realizaram 559 abordagens, do total, 338 pessoas foram acolhidas. No mesmo período, ainda foram entregues 501 cobertores. 

De acordo com a secretaria, equipes fazem busca ativas em diversos pontos, especialmente em locais já frequentados por esse público, a exemplo da área central da cidade, viadutos e próximo ao antigo terminal rodoviário. Equipes também atendem denúncias recebidas.

 
 

Segundo a Prefeitura, a dependência química dos moradores em situação de rua ainda é a pior dificuldade dos assistentes sociais. Sob efeito da droga ou em abstinência, muitos recusam atendimento mesmo com as baixas temperaturas. 

Na semana passada, três pessoas foram encontradas mortas com sinais de hipotermia em Mato Grosso do Sul, dois deles em Campo Grande. Na última quarta-feira (14), quando a onda de frio se intensificou em Campo Grande, um homem de 57 anos foi encontrado na Rua Osvaldo Aranha, no Bairro Jardim Monumento, em frente a uma madeireira.

 Ele foi encontrado pelo funcionário de uma loja que chegou para trabalhar e viu o morador de rua na calçada.

 
 

Na noite do mesmo dia,outro sul-mato-grossense foi vítima do frio. Dessa vez em Ponta Porã, uma das cidades mais geladas do Estado. A suspeita é de que ele possa ter morrido devido às baixas temperaturas, já que Ponta Porã registrou mínima de 3°C e máxima de 5°C naquela madrugada.

Na quinta-feira (15), homem em situação de rua identificado como Nestor, de 53 anos, morreu após sofrer de hipotermia, em Campo Grande. Ele chegou a ser socorrido até uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 

A vítima foi encontrada caída na rua, sendo socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada para a unidade de saúde por volta das 14 horas. Mas, ele já chegou à UPA em hipotermia. 

 
 

Para acionar as equipes do Seas, a população pode entrar em contato pelos telefones (67) 99660-6539 ou 99660-1469, que funcionam de forma ininterrupta.

- MDX