AÂ chegada de uma nova frente fria a partir deste domingo (22) deve provocar aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há risco de tempestades localizadas, acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados.
O cenário é resultado da combinação entre o transporte de calor e umidade, áreas de baixa pressão atmosférica e a passagem de cavados. Os ventos, que inicialmente sopram do quadrante norte, devem mudar de direção ao longo do dia, passando a atuar do sul, com velocidades entre 40 e 60 km/h e rajadas pontualmente mais intensas.
As temperaturas variam conforme a região, mas já dão sinais de queda, especialmente nas regiões sul e sudoeste. Em Campo Grande, os termômetros devem registrar mÃnimas entre 10°C e 18°C e máximas de até 28°C. No sul do Estado, as mÃnimas podem chegar a 4°C, com máximas de 27°C. O Pantanal, por sua vez, deve ter uma maior amplitude térmica, com mÃnimas de 8°C e máximas próximas dos 30°C.
Essa mudança de tempo antecede a chegada de uma massa de ar frio mais intensa, prevista para segunda-feira (23), quando deve ocorrer o fenômeno da "mÃnima invertida" — dia que começa com temperaturas mais elevadas e termina com forte queda térmica. A tendência é que o frio se intensifique na terça-feira (24), com mÃnimas entre 0°C e 2°C e possibilidade de geada no sul do Estado.
Ainda segundo o Cemtec, o frio deve persistir até o fim do mês, com a possÃvel chegada de uma nova frente fria entre os dias 26 e 27 de junho, reforçando o ar gelado em Mato Grosso do Sul.
- MDX