O empresário Celso Abrantes (PSD) foi eleito prefeito de Bandeirantes na eleição suplementar realizada neste domingo (6). O empresário, que tem como vice Marinho Serpa (PL), conquistou 53,60% dos votos, das 91,30% das sessões foram apuradas, dando a ele a vitória matemática. Abrantes superou seus concorrentes Tatiane Miyasato (MDB) e Flávio Paiva (DC) , que tiveram 40,63% e 5,77%, respectivamente.
Celso foi vereador, secretário de obras e diretor de esportes no município a 70 quilômetros de Campo Grande. Em entrevista, ele aponta que apesar do clima de campana desde que a chapa eleita em outubro de 2024 foi impugnada e a disputa acirrada no pleito atual, não há espaço para oposição na próxima gestão. "Eu quero melhor para o município e não vai ter como ser oposição comigo, porque a gente vai fazer as coisas certas", disse.
A eleição suplementar ocorre após a impugnação de Álvaro Urt (PSDB), que venceu o pleito de 2024 com 38,45% dos votos, mas foi declarado inelegível até 2028. Urt já havia perdido o mandato de vereador em 2020 por envolvimento em supostas fraudes em contratos da prefeitura, investigadas pelo Gaeco na Operação Sucata. Ainda assim, concorreu com base em recursos judiciais.
Atualmente o município está sob o comando do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcelo Abdo, na condição de prefeito em exercício. De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), a diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 29 de julho e a posse até 1º de agosto.
- CGN