Geral

Estado tem novo alerta de tempestade e ventos de até 60 km/h.

A previsão indica volumes de chuva que podem atingir 50 milímetros no dia, acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo em diversas regiões, do Pantanal ao Sul do estado.
- Imagem Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou todo o estado de Mato Grosso do Sul sob um alerta de "perigo potencial" devido à previsão de tempestades severas. O aviso, que entrou em vigor às 10h desta quinta-feira (8), permanece válido até o final da noite, por volta das 23h59. A previsão indica volumes de chuva que podem atingir 50 milímetros no dia, acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo em diversas regiões, do Pantanal ao Sul do estado.

Embora o risco de transtornos graves, como alagamentos e cortes de energia, seja considerado baixo pelo órgão, a atenção deve ser redobrada nas áreas urbanas. Essa instabilidade já é sentida em várias cidades; nas últimas 24 horas, Campo Grande registrou acumulados significativos, como 29,8 mm na Vila Santa Luzia. Outros municípios, como Dois Irmãos do Buriti, Corguinho, Maracaju e Aquidauana, também já contabilizam os primeiros milímetros dessa frente de chuva.

Para garantir a segurança da população, o Inmet recomenda cuidados específicos durante os períodos de ventania e descargas elétricas. A orientação é que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres e placas de publicidade. Além disso, é aconselhável desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas enquanto durar a tempestade, visando prevenir danos por surtos de energia.

- Redação